Destaques

Paulo Mendes da Rocha palestra pela 1ª vez em Macapá a convite do CAU/AP e UEAP

Nesta terça-feira, dia 27 às 10:00 horas, estiveram reunidos mais de 300 profissionais, acadêmicos, autoridades convidadas e representantes da UEAP, para presenciar a palestra que contou com a ilustre ministração do Arq. e Urb. Paulo Mendes da Rocha juntamente com o Arq. e Urb. Eduardo Argenton Colonelli no auditório multiuso da UNIFAP (Av. JK, Km 02, Jd. Marco Zero).

Paulo Mendes da Rocha iniciou sua palestra comentando sobre a riqueza ambiental do Estado do Amapá, exaltando as características físicas naturais como qualidade essencial ao planejamento de projetos urbanísticos no estado. “A natureza não é para nós apenas uma paisagem, mas um conjunto de fenômenos”, alegou.

No decorrer da palestra foram apresentados em detalhes e curiosidades sobre as suas várias obras implementadas, dentre as demonstradas estavam o Museu dos Coches (Lisboa, Portugal), Museu e Teatro Cais das Artes (Vitória, Espírito Santo) e o projeto da Baía de Montevidéu, praça quadrada de Água de 1998 (Uruguai).

Paulo Mendes da Rocha é um dos maiores arquitetos do mundo e com um portifólio extenso de premiações. Ele, merecidamente, ganhou dois dos mais importantes prêmios da arquitetura, o Mies van der Rohe, em 2000, e o Pritzker, em 2006, considerado o prêmio mais importante da arquitetura mundial, o Leão de Ouro, durante a Bienal de Veneza, em 2016; e também em 2016 o Prêmio Imperial do Japão, em Tóquio.

O arquiteto é responsável por diversas obras de destaque no país, como a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz. A obra de Paulo Mendes da Rocha possui características modernistas, com a utilização de concreto armado aparente, grandes espaços abertos e composições inspiradas na chamada Arquitetura Racionalista, influência de sua formação intelectual no grupo de estudos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, nos anos 50.

O Estado do Amapá ainda poderá ganhar um belíssimo presente de um dos mais prestigiados arquitetos do mundo, o capixaba Paulo Mendes da Rocha veio à Macapá e junto a seu companheiro de trabalho o arquiteto Eduardo Colonelli, realizaram uma visita às áreas cedidas pelo Governo à Universidade do Estado do Amapá (UEAP) no dia 26 de novembro  para observar as condições dos terrenos e os projetos da construção de dois novos campi, tanto da Avenida Juscelino Kubitschek, quanto o campus do município do Amapá. As tratativas ainda se deram em reunião na UEAP na tarde desta terça-feira.

“O projeto ideal não existe, a cada projeto existe a oportunidade de realizar uma aproximação”. Paulo Mendes da Rocha

Fonte: Assessoria Especial CAU/AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícias CAU/BR

CONSULTA PÚBLICA

Notícias

Ana Corina Maia Palheta foi eleita a nova Presidente do CAU/AP da Gestão 2024-2026

Notícias

Arquitetura pela vida! Se você, arquiteto, viveu de perto a realização do sonho de um cliente ou se projetou um espaço que transformou a vida de alguém, queremos te ouvir!

Pular para o conteúdo