Destaques

Conselheiros do CAU/AP participam do Seminário de Ética no Rio de Janeiro

Nos dias 19 e 20/04, o CAU/AP esteve presente no Seminário Nacional de Ética, na cidade do Rio de Janeiro. Os conselheiros estaduais Adailson Oliveira Bartolomeu e Klinger Ferreira de Oliveira representaram o conselho do Amapá.

O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar o 14º Seminário Regional da Comissão de Ética e Disciplina após sugestão do conselheiro federal pelo Rio de Janeiro, Carlos Fernando. A programação foi pensada em dois momentos: mesa-redonda aberta ao público e reunião para discutir a utilização de perícias técnicas na condução de processos ético-disciplinares e a Resolução CAU/BR 143/2017, que unifica normas e procedimentos para a condução de processos ético-disciplinares pelos CAU/UFs e pelo CAU/BR.

A abertura do evento se deu através da mesa-redonda “Ética na atuação do arquiteto e urbanista” por meio dos debatedores Nelson Job, psicólogo, e o presidente do CAU/CE Napoleão Ferreira, que fizeram observações sobre a ética aplicada na atuação do arquiteto e urbanista. Ao explicar as diferenças entre ética e moral, o arquiteto defendeu o estabelecimento de uma ética específica adequada à profissão, que deve se distinguir das demais. “Essa ética deve ser estabelecida através de um código que determine os procedimentos aceitáveis para que a atividade possa ser exercida com segurança e possibilite o desenvolvimento pleno da profissão”, afirmou Ferreira. 

Outras pautas abordadas foram a utilização da perícia técnica na condução dos processos éticos e estudos de caso referentes à Resolução nº 143 do CAU/BR, que dispõe sobre as normas para condução do processo ético-disciplinar, para aplicação e execução das sanções de mesma natureza, para o pedido de revisão e para a reabilitação profissional.

 

 

Segundo o conselheiro do CAU/AP, Adailson Bartolomeu, a realização desses eventos ressalta a importância em ampliar as discussões para melhoramento das questões de ética e principalmente relacionados a disciplina, assim como a implantação de novas ferramentas e ações para a melhoria e dinâmica nos gerenciamentos dos processos.

 

*Com base em informações do CAU/RJ.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícias CAU/BR

CONSULTA PÚBLICA

Notícias

Ana Corina Maia Palheta foi eleita a nova Presidente do CAU/AP da Gestão 2024-2026

Notícias

Arquitetura pela vida! Se você, arquiteto, viveu de perto a realização do sonho de um cliente ou se projetou um espaço que transformou a vida de alguém, queremos te ouvir!

Pular para o conteúdo