Nos dias 17 e 18 de março, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU/AP) participou do 13º Fórum de Presidentes do CAU/UFs. O evento foi realizado em Belo Horizonte/MG e teve como anfitrião o Arquiteto Urbanista Joel Campolina, presidente do CAU/MG.
O Fórum reuniu os Presidentes e representes de todos os CAU/UFs do Brasil, além de profissionais com grande expertise de mercado, como o Arquiteto César Dorfman. Dentre os principais assuntos em pauta, destacaram-se a eleição do novo Coordenador e Coordenador Adjunto; as campanhas de valorização profissional, relatos sobre a implantação do Centro de Serviços Compartilhados, propostas de melhorias no SICCAU, relatos sobre o Fundo de Apoio aos CAU/UF’s Básicos, discussão sobre a gestão administrativa e financeira, deliberações, resoluções e ética profissional. Outro tópico relevante e de grande destaque da pauta foi a apresentação, pelo CAU/MG, do aplicativo Arquiteto Protagonista.
“Fórum é uma instância de discussão sobre a dinâmica de funcionamento dos CAU/UFs em todo o Brasil, possibilita ampliar as estratégias sobre a dimensão dos problemas e possíveis soluções. O evento vem consolidando aspectos importantes em relação ao conceito sobre o valor e importância do CAU após dois anos e três meses de funcionamento”, comenta o José Alberto Tostes, presidente do CAU/AP.
Ainda no 13º Fórum, os Presidentes tiveram a oportunidade de relatarem sobre a atuação dos Conselhos em seus respectivos estados, ressaltando os projetos e ações mais relevantes, assim como os principais desafios do último ano. Outro assunto que foi amplamente discutido pelos participantes foi a elaboração de um plano nacional de fiscalização, com o intuído de profissionalizar ainda mais os processos dos CAU/UFs.