Destaques

CAU/BR estreia campanha do Dia do Arquiteto e Urbanista 2018

 

Para mostrar a toda sociedade brasileira a importância do trabalho do arquiteto e urbanista, o tema da campanha do CAU/BR comemorativa do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista 2018 (15 de dezembro) é “Arquitetura e Urbanismo fazem diferença. E tornam a vida mais feliz”. A estreia ocorreu em 01 de dezembro com a colocação no ar do hotsite da campanha: www.caubr.gov.br/fazdiferenca.

 

O conceito da campanha busca relacionar Arquitetura e Urbanismo com felicidade, autoestima, bem-estar e saúde. “Arquitetos e urbanistas são profissionais capazes de interpretar a identidade de cada pessoa e de cada grupo e criar, de acordo com seus desejos e necessidades, o espaço que lhes cabe neste mundo. Cidades, casas, edifícios, lojas, parques e as mais diversas soluções de Arquitetura e Urbanismo que transformam vidas. Soluções que fazem bem para todos”, dizem os anúncios.

 

A peça central da campanha é um filme de 30 segundos que será veiculado a partir de 13 de dezembro na TV aberta,  nos programas Bom Dia Brasil, Mais Você, É de Casa, Caldeirão do Huck e Fantástico, na TV Globo. E na TV Record no Jornal da Record, na Hora do Faro e nas novelas da tarde e da noite.

 

Na segunda-feira, dia 3, o filme começará a ser impulsionado no Facebook e no Instagram do CAU/BR por 20 dias, inclusive na versão expandida de 60 segundos, apropriada  para compartilhamento pelos arquitetos e urbanistas.  Também serão disseminados filmes de 60 segundos com depoimentos dos autores (ou coautores) dos seis projetos abordados na campanha, igualmente indicadas para compartilhamento.  Além disso, veicularemos nas redes sociais mais seis diferentes posts estáticos, com fotos dos seis projetos que ilustram a campanha, também usadas nos banners do site.

 

“CONTRATE UM ARQUITETO E URBANISTA”

 

Todo esse material está reunido no hotsite. E mais anúncios para veículos impressos e banners para portais da Internet veiculados pelo CAU/BR, além de outdoors, busdoors, cartazes e anúncios para jornais e revistas veiculados pelos CAU/UFs.  O hotsite é composto ainda da seção “Contrate um Arquiteto”, que detalha toda a gama de atividades profissionais dos profissionais da área, enfatizando que só arquitetos e urbanistas fazem projetos arquitetônicos. 

 

Entre os dias 10 e 15 de dezembro, a campanha do CAU/BR  será veiculada adicionalmente pelas rádios CBN e BandNews (e algumas do interior de Estados não alcançados por essas cadeias nacionais) e whatts app. Ouça o spot para rádios:

 

Um folder da campanha “Arquitetura e Urbanismo fazem diferença. E tornam a vida mais feliz”completa o material da campanha programada pelo CAU/BR.

 

Os CAU/UF utilizam materiais da campanha do CAU/BR personalizados com seus logos e fazem veiculações regionais com busdoor, outdoor, cartazes jornais e revistas, além dos respectivos sites e páginas no Facebook e no Instagram. Os CAUs RS e MG produziram material próprio seguindo o conceito e o padrão da campanha.

O tema da campanha  foi uma construção coletiva dos Conselheiros Federais e Presidentes dos CAU/UF com a coordenação da Assessoria de Comunicação Integrada do CAU/BR. Os projetos que ilustram as peças da campanha também surgiram das indicações deles, referendada pelo Conselho Diretor.

 

OUTRAS INICIATIVAS

 

15 de dezembro celebra o início da efetividade da Lei 12.378/2010, pois foi a escolhida pela primeira gestão para fundar o conjunto autárquico do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, que é fruto de uma luta de meio século dos arquitetos e urbanistas brasileiros em prol de um conselho uniprofissional e que defenda os melhores interesses da profissão e da sociedade. A data marca o nascimento do saudoso arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer e foi oficializada no calendário nacional, pelo Congresso Nacional, em 2017.

 

Coincidindo com o mês de comemorações, no dia 6 de dezembro a TV Brasil apresentará um documentário especial “A Arquitetura que nos une”. A equipe de reportagem visitou cinco capitais – Salvador,  Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte – a fim de mostrar projetos de arquitetura que buscam a melhoria na qualidade de vida das pessoas de baixa renda e que estão relacionados com o direito à cidade. Clique nesse link para saber mais.

 

Também em dezembro, a revista “Projeto” lança uma edição especial sobre Habitação Social, que contou com a colaboração do CAU/BR na formulação de pautas. Haverá uma seção especial dedicada aos trabalhos de apoio a ATHIS (Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social) realizado pelo CAU, em todo país, em 2018. O lançamento  ocorrerá em Brasília no dia 13 de dezembro, durante a solenidade comemorativa do Dia do Arquiteto e Urbanista promovida pelo CAU/BR. Junto com a revista, circulará a cartilha “ATHIS-Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social-Um Direito. Muitas oportunidades”.

 

A cartilha produzida pelo CAU/BR é uma reedição atualizada de publicação lançada este ano pelo CAU/SC.  Trata-se de um dos resultados do Plano Estratégico para Implementação da ATHIS no Estado de Santa Catarina, que vem sendo divulgado com sucesso em diversos municípios. Os autores da publicação, Franthesco Spautz, Paola Maia, Taiane Beduschi e Karla Moroso, da AH! Arquitetura Humana, escritório de Porto Alegre, ganharam 13º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) 2018, na categoria Setor Público. A publicação será lançada em evento agendado para o dia 6, às 10 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara, marcando os 10 anos de existência da Lei 11.888/2008, de autoria do arquiteto e deputado federal Zezéu Ribeiro, já falecido.  Clique nesse link para saber mais.

Também em dezembro o CAU/BR, no dia 11, promoverá o VI Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo. O evento busca estimular o debate de assuntos relacionados com as áreas de atuação dos arquitetos e urbanistas profissionais entre a categoria e representantes políticos. Serão discutidos os temas “Formação e Exercício Profissional”,  “Lei de Licitações: Projeto Completo e Concurso” e “Políticas Urbanas e Ambientais”. Esta edição contará ainda com a cerimônia de concessão do Prêmio Lucio Costa, promovido pela CDU,  para entidades e personalidades que desenvolveram trabalhos significativos para a vida dos cidadãos nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação no Brasil. A CDU é parceira do CAU/BR na realização do Seminário, que ocorrerá no Auditório Nereu Ramos, Anexo II da Câmara dos Deputados. Horário: das 8h00 às 19h. Clique nesse link para saber mais e se inscrever.

 Fonte: CAU/BR            

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícias CAU/BR

CONSULTA PÚBLICA

Notícias

Ana Corina Maia Palheta foi eleita a nova Presidente do CAU/AP da Gestão 2024-2026

Notícias

Arquitetura pela vida! Se você, arquiteto, viveu de perto a realização do sonho de um cliente ou se projetou um espaço que transformou a vida de alguém, queremos te ouvir!

Pular para o conteúdo