Destaques

Seminário de Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo

 

Arquivo da proposta de revisão das
Diretrizes Curriculares Nacionais em Arquitetura

Faça o download aqui

 

A capital amapaense sediará o Seminário de Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo que ocorrerá no dia 15 de março de 2019. O evento conta com palestras e debates acerca das diretrizes curriculares dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

 

O evento é realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá – CAU/AP, através de sua Comissão de Ensino, Formação, Ética e Exercício Profissional – CEFEEP-CAU/AP, e conta com apoio da Comissão de Ensino e Formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CEF-CAU/BR e da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA, e apoio institucional da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.

O Seminário de Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo será realizado no dia 15 de março na cidade de Macapá/AP, a ser promovido no auditório do DEPLA, localizado no Bloco de Artes da UNIFAP na Rod. Juscelino Kubitschek, km 02 – Jardim Marco Zero.

A promoção deste evento, que dá continuidade ao Seminário que será realizado em 14 de março na cidade de Belém-PA, o “Seminário Nacional de Ensino e Formação Profissional em Arquitetura e Urbanismo”, tem como objetivo promover um amplo diálogo entre os profissionais da área e os membros de toda a comunidade acadêmica, através do fomento de discussões, em todo o território nacional, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

Este evento conta com palestras e debates acerca das diretrizes curriculares dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Dentre as temáticas a serem abordadas destacam-se os novos padrões e desafios dos cursos de arquitetura, novas tecnologias do ensino à distância, as diretrizes aplicadas no Brasil frente aos novos paradigmas do ensino da educação, os novos projetos integrados entre arquitetura e outras áreas, as questões contemporâneas do ensino e seu status atual no Brasil. 

 

Inscrições

Para participar, os interessados deverão realizar a inscrição no dia do evento no local de realização. 

Local: Auditório do DEPLA – UNIFAP – Rod. Juscelino Kubitschek, km 02 – Jardim Marco Zero

 

Programação

15 de Março (sexta-feira, de 14h às 18h)

 

14:00h – 14:30h – Credenciamento

14:30h – 15:00h – Mesa Diretora

• Conselheiro Federal do CAU/AP – Arq. e Urb. Humberto Mauro

• Coordenador da CEFEEP– CAU/AP – Arq. e Urb. Adailson Bartolomeu

• Coordenadora da CEF– CAU/BR – Arq. e Urb. Andrea Vilella

• Presidente da ABEA – Prof. Dr. João Carlos Correa

15:00h – 15:40h – Palestra: “Cenário atual do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil”
Palestrante: Prof. Dr. João Carlos Correa (Presidente ABEA)

15:40h – 16:20h – Palestra: “Discussão sobre a DCN para a arquitetura e urbanismo”
Palestrante: Dra. Maria Elisa Baptista 

16:20h – 16:40h –  Intervalo

16:40h – 17:20h – Palestra: “Apresentação do programa de ações da CEF-CAU/BR e CEFEEP-CAU/AP”
Palestrante: Arq. e Urb. Andrea Vilella e Arq. e Urb. Adailson Bartolomeu

17:20 – 18:00h – Palestra: “Práticas na pesquisa em Arquitetura e Urbanismo na cidade de Macapá”
Palestrante: Prof. Dra. Bianca Moro 

18:00 – 18:30h – Palestra: “Boas práticas no ensino de Arquitetura e Urbanismo”
Palestrante: Arq. e Urb. Adailson Bartolomeu

18:30h – Encerramento

 

Conheça os palestrantes

 

João Carlos Correia

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2008) e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Engenheiro de Segurança do Trabalho. Arquiteto e Urbanista. Diretor do Centro de Carreiras de Arquitetura e Engenharias. Coordenador e Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário INTA ¬ UNINTA. Conselheiro Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo ¬ CAU/BR. Presidente da ABEA ¬ Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Experiência em gestão e coordenação de cursos superiores e legislação educacional. Ex¬Diretor¬Presidente de empresas de transporte urbano. Na área de Arquitetura e Urbanismo com atuação nos temas: ¬ projeto de arquitetura, projeto de urbanismo ¬ desenvolvimento urbano, regional e econômico ¬ transporte e tráfego, segurança no sistema viário, meio ambiente, tecnologia e materiais. Engenharia de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Técnico Industrial Mecânico com experiência em desenvolvimento e testes de veículos e componentes veiculares.

 

Bianca Moro de Carvalho

Doutora em urbanismo pela Universidade Autônoma do México(UNAM), mestrado na área de habitação e urbanismo pela Architectural Association Graduate School, Londres. Foi coordenadora de Habitação do Estado do Amapá. Atualmente trabalha como professora de Urbanismo e História da Arquitetura na Universidade Federal do Amapá(UNIFAP), com 10 anos de projeto de extensão e planejamento com a comunidade, onde já desenvolveu várias investigações relacionadas com assentamentos irregulares, dentre essas experiências a coordenação da pesquisa ASPAMS -Assentamentos Precários nas Áreas Úmidas da Amazônia Setentrional, financiado pelo Ministério das Cidades . Foi vencedora da Beca Presidente Nestor Kirchner 2016-2017 a qual permitiu realizar estudos relacionados com sua investigação de trabalho na Universidade The New School na cidade de Nova York no ano de 2017.

Adailson Oliveira Bartolomeu

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2004) com aperfeiçoamento em Saneamento Urbano (2005), ambos pela Universidade Federal do Pará. Realizou Estágio Técnico no Núcleo de Acústica e Iluminação nos Edifícios, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa-LNEC (Portugal-2006). Mestrado em Integración de Energías Renovables en la Arquitectura na Escuela Tecnica Superior de Arquitectura de Barcelona da Universidad Politécnica de Catalunya – UPC (2007/Espanha). Atualmente curso doutoramento na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa – Portugal (2018) na linha de Pesquisa: Teoria e Prática do Projeto e trabalha como funcionário publico efetivo no Governo do Estado do Amapá, na Secretaria de Estado de Infraestrutura do Amapá (SEINF/AP), leciona no Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP) e está como Conselheiro do Conselheiro de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU/AP – Gestão 2018-2020, Coordenador da Comissão de Ética, Ensino e Prática Profissional). Tem experiência em Assessoria e Consultoria Técnica na área da Arquitetura e Engenharia; Concepção e desenvolvimento de projetos arquitetônicos e tecnológicos; Preservação e conservação ambiental, com ênfase em assentamentos humanos e energias renováveis; Pesquisa e Ensino Acadêmico nas áreas de: Projeto Arquitetônico; Controle Ambiental nas Edificações e Sustentabilidade Urbana. Ex-bolsista do IFP – International Fellowships Program, Programa Internacional de Bolsas de Pós Graduação da Fundação Ford (2005/2007). Entre as premiações, destacam-se: – Finalista, como estudante, na III Bienal José Miguel Aroztegui (2003) – Concurso Estudantil Latino-Americano de Arquitetura Bioclimática, ANTAC – Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído, Curitiba-PR; – Finalista em 2007 no International Competition on SUSTAINABLE ARCHITECTURE AND DESIGN, GrAT Gruppe Angepasste Technologie – Viena – Austria; – Premio de Primeiro lugar VIII Bienal José Aroztegui, como orientador, na Bienal estudantil Ibero Americana de Arquitetura Bioclimática – Brasilia – 2013, ANTAC – Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído; – Vencedor em 2º lugar, Como Orientador, – categoria estudante – do Concurso de Ideias e Projetos – V edição da Bienal de Sustentabilidade José Lutzenberger, realizado no EUROELECS (primeira conferência Latino-americana e Europeia sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis) – Guimarães, Portugal, de 21 a 23 de Julho de 2015; – Menção Honrosa/Finalista do 26° Concurso Opera Prima – 2015, como Orientador. Participou da 2a edição do PRÊMIO SAINT_GOBAIN DE ARQUITETURA, na Categoria Profissional, Modalidade Institucional, com o projeto-Projeto da sede da Secretaria de Estado da Fazendo do Amapá – SEFAZ/AP.

 

Maria Elisa Baptista

É doutora em Urbanismo pelo PROURB-UFRJ (2011), mestre em Arquitetura e Urbanismo (2000) e graduada em Arquitetura e Urbanismo (1977) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor-adjunto nível IV, coordenadora do Curso e Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura, atuando principalmente nos temas projeto de arquitetura, espaço público, reabilitação urbana e ensino.

 

Andrea Lúcia Vilella Arruda

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo – Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1988) e Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é Conselheira Federal Titular representante das IES do Conselho de Arquitetura e urbanismo do Brasil; coordenadora da Comissão de Ensino e Formação – CEF do CAU/BR e membro do Conselho Diretor. Foi Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (2016-2017) e representante da ABEA nos Colegiados de Entidades – CEAU do CAU/BR e CAU/MG. É do Conselho Diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/MG Núcleo Montes Claros; do Conselho Diretor da Associação Regional Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte de Minas – AREA; sócia cotista da Construtora Vilella Ltda.; Professora e membro do NDE da FACET/FASA – Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura, construção de edifícios, entidades profissionais e ensino.

Fonte: Assessoria Especial – CAU/AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícias CAU/BR

CONSULTA PÚBLICA

Notícias

Ana Corina Maia Palheta foi eleita a nova Presidente do CAU/AP da Gestão 2024-2026

Notícias

Arquitetura pela vida! Se você, arquiteto, viveu de perto a realização do sonho de um cliente ou se projetou um espaço que transformou a vida de alguém, queremos te ouvir!

Pular para o conteúdo