Destaques

CAU/AP PROMOVE EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO O I ENAM 2019

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá – CAU/AP realizou em sua primeira edição o I Encontro Amazônico de Arquitetura e Urbanismo – I ENAM nos dias 02 e 03 de maio de 2019 das 13h às 18h, que foi realizado no Auditório do Museu Sacaca, localizado na Av. Feliciano Coelho, 1509.

A promoção deste evento objetivou a valorização cultural e técnico-cientifica, contando com experiências profissionais na prática do uso de materiais do exercício da Arquitetura e Urbanismo, assim como provocar a busca pela qualidade de vida do arquiteto e urbanista e da sociedade geral.

“O ENAM cumpriu seu objetivo em promover o debate e integração do entendimento dos elementos da Arquitetura e Urbanismo no âmbito regional” afirmou o Presidente do CAU/MA Marcelo Machado.

O evento apresentou diversos assuntos dentro da temática regional como responsabilidade urbanística, planejamento urbano, habitação social, expansão territorial e desenvolvimento urbano, instrumentos de gestão territorial e projeções sobre as atribuições do arquiteto e urbanista, promovendo a integração dos Conselhos de vários Estados do Brasil nas orientações técnicas como forma de agregar conhecimento e levantar discussões acerca das práticas profissionais, abordando também apresentações de extrema relevância no contexto atual de mercado profissional, considerando as várias áreas de atuação do profissional Arquiteto e Urbanista.

Em sua primeira edição, o I ENAM contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas nos 2 dias de realização do evento, tendo ainda a presença dos presidentes Wellington Camarço do CAU/PI, Marcelo Machado do CAU/MA, Silenio Camargo do CAU/TO, Jorge Romano do CAU/RR, representando o CAU/MT esteve o conselheiro José Antônio Lemos e representante do CAU/PA conselheira federal Alice Rosas.

Em programação especial, ainda foi celebrado o convênio firmado com entre o CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO- CAU/AP e o SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO – SESC/AP, e o SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL- SENAC/AP.

Estiveram presentes o presidentes do CAU/AP Cesar Augusto Batista Balieiro e do SESC/SENAC Eliezir Viterbino para a assinatura do termo. Na oportunidade do evento o SESC/SENAC promoveu ação de atendimento à saúde fazendo aferições de pressão arterial e medição de glicemia aos participantes. No segundo dia, em parceria com o IPOG ainda houve divulgação dos cursos de pós-graduação e explicação dos benefícios oferecidos pela instituição aos Arquitetos e Urbanistas.

Como resultado final do I Encontro Amazônico de Arquitetura e Urbanismo – Experiências Profissionais, foi produzida uma CARTA DE MACAPÁ, onde os arquitetos e urbanistas da região amazônica e do estado do Piaui, reunidos na cidade de Macapá, capital do estado do Amapá, nos dias 2 e 3 de maio de 2019, organizado pelo CAU/AP, decidiram por unanimidade dirigirem ao CAU/BR para que o através de suas comissões competentes destaque grupo de trabalho específico para estudar e propor formas efetivas de participação da categoria profissional nos processos preventivos e investigativos referentes às tragédias de natureza urbanística em todo território brasileiro.

Ainda em proposição foi pontuado a criação de grupo de trabalho específico para estudo e formulação de proposta de criação de instrumento legal de responsabilidade urbanística de âmbito nacional, nos moldes da Lei de Responsabilidade Fiscal, conforme esboçada em palestra no IV Seminário Nacional de Política Urbana realizada em Brasília no ano de 2017.

E para dar continuidade a realização dos Encontros Amazônicos, decidiram por unanimidade que o 2º Encontro Amazônico de Arquitetura e Urbanismo – Experiências profissionais, deverá ser realizado no ano de 2020 em data a ser definida, que acontecerá na cidade de Manaus, capital do estado Amazonas.

Fonte: Assessoria Especial do CAU/AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícias CAU/BR

CONSULTA PÚBLICA

Notícias

Ana Corina Maia Palheta foi eleita a nova Presidente do CAU/AP da Gestão 2024-2026

Notícias

Arquitetura pela vida! Se você, arquiteto, viveu de perto a realização do sonho de um cliente ou se projetou um espaço que transformou a vida de alguém, queremos te ouvir!

Pular para o conteúdo