Destaques

SAIBA MAIS: Como fazer o registro profissional

Como faço para me registrar?

 

O processo é bem simples e demora em torno de 1 mês para ser finalizado. O novo arquiteto fica responsável pela solicitação do registro no site do CAU/AP, na aba SERVIÇO ONLINE > SOLICITAÇÃO DE REGISTRO > PESSOA FÍSICA

Deverão ser anexados os seguintes documentos digitalizados cujos arquivos devem ter até 10MB:

– carteira de identidade; 

– CPF; 

– portaria de reconhecimento do curso;

– comprovante de quitação com o Serviço Militar; 

– comprovante de residência (água, luz ou telefone); 

– prova de regularidade com a Justiça Eleitoral; 

– histórico escolar de graduação; 

– diploma (registro definitivo) ou certificado de conclusão do curso (registro provisório).

Assim que o registro for aprovado pelo conselho, será enviado ao seu e-mail cadastrado um login e uma senha para acessar diretamente o SICCAU, onde estão disponíveis serviços ligados ao exercício da profissão, como a expedição do Registro de Responsabilidade Técnica e emissão da sua carteira profissional.

 

Como faço para solicitar minha carteira?

Após obter o registro, você poderá solicitar a emissão da carteira profissional, que possui fé pública e constitui prova de identidade civil para todos os fins legais.

Para tal, é realizada a coleta dos dados biométricos para a emissão da carteira profissional, e só pode ser realizada após a ativação do registro definitivo e realização dos seguintes procedimentos:

  1. Acessar a página profissional do SICCAU;
  2. Realizar atualização cadastral e imprimir a declaração de veracidade;
  1. Agendar previamente a coleta no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, solicitando através do número 96 3223-6194, apresentando os documentos originais a seguir no dia da coleta:

 

– carteira de identidade; 

– CPF;

– título de eleitor;

– comprovante de residência; 

– diploma;

– comprovante de tipo sanguíneo (caso queira incluir esta informação).

– declaração de veracidade impressa

 

  1. Emitir e efetuar o pagamento do boleto referente à carteira.

No local serão retiradas foto, assinatura e digital. Depois da coleta, você deverá efetuar o pagamento da taxa para emissão da carteira – atualmente no valor de R$ 62,14 reais – cujo boleto estará disponível para impressão através do seu SICCAU.

 

Em quanto tempo chega?

A sua carteira deverá chegar ao endereço que você cadastrou em seu sistema em aproximadamente 20 dias úteis. Caso não receba neste prazo, entre em contato conosco através do número 3223-6194 ou vá a sede do CAU/AP na Av. Caramuru, 356 – Beirol, de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 14:00h.

 

Fonte: Assessoria Especial do CAU/AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícias CAU/BR

CONSULTA PÚBLICA

Notícias

Ana Corina Maia Palheta foi eleita a nova Presidente do CAU/AP da Gestão 2024-2026

Notícias

Arquitetura pela vida! Se você, arquiteto, viveu de perto a realização do sonho de um cliente ou se projetou um espaço que transformou a vida de alguém, queremos te ouvir!

Pular para o conteúdo