Destaques

UIA2020RIO: Inscreva-se no 27º Congresso Mundial de Arquitetos, no Rio de Janeiro

 

Site oficial do evento, que acontece entre os dias 19 e 23 de julho de 2020, já está com ingressos à venda

 

O maior evento de Arquitetura do mundo acontecerá no Rio de Janeiro em 2020. Daqui a pouco mais de um ano, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos vai trazer profissionais de todos os continentes para debater os rumos da profissão, renovação urbana, novas tecnologias e materiais, práticas de projeto. “Todos os Mundos, Um Só Mundo, Arquitetura 21” é o tema que estrutura a programação do evento – que já está com as inscrições abertas.

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA O UIA2020RIO

 

O Congresso Mundial se realizará no Centro do Rio de Janeiro, local histórico da cidade, depositário de um patrimônio arquitetônico que perpassa quatro séculos e meio. Esse patrimônio inclui magnifícos exemplares da Arquitetura Colonial até a Arquitetura Contemporânea, onde se destaca um dos mais importantes edifícios da Arquitetura Moderna, o antigo Ministério da Educação e Cultura, hoje Palácio Capanema. Projetado em 1936 por equipe de então jovens arquitetos, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Jorge Moreira, Afonso Reidy, Ernani Vasconcelos e Carlos Leão, sob risco original de Le Corbusier, o Palácio Capanema será uma das sedes do 27º Congresso Mundial de Arquitetos.

 

O CAU/BR e os CAU/UF são parceiros do UIA2020RIO, organizando eventos preparatórios em todo o Brasil e estimulando os debates sobre os temas que serão debatidos no ano que vem por cerca de 10.000 arquitetos de todo o mundo. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) reconheceu o Rio de Janeiro como Capital Mundial da Arquitetura em cerimônia realizada em Paris no começo deste ano. O título é decorrente da realização do Congresso Mundial de Arquitetos no Rio. É a primeira vez que uma cidade recebe essa designação – criada no ano passado em parceria entre a UNESCO e a União Internacional dos Arquitetos (UIA).

 

Os quatro eixos temáticos do Congresso pretendem refletir a diversidade cultural, econômica e arquitetônica e vão guiar os debates e palestras da programação. São eles: Diversidade e Mistura; Mudanças e Emergência; Fragilidades e Desigualdades e Transitoriedades e Fluxos. O Comitê Científico do UIA2020RIO é composto pelos arquitetos Nivaldo de Andrade, Bete França, Margareth Pereira, Ruth Verde Zein, Zeca Brandão e Vinícius Andrade.

 

O Comitê de Honra do UIA2020RIO, formado por personalidades capazes de chamar atenção da sociedade para os temas debatidos no Congresso, é formado pelos arquitetos Paulo Mendes da Rocha (presidente do Comitê de Honra), Jaime Lerner, Carla Juaçaba, Elizabeth de Portzamparc, Álvaro Siza (Portugal), Solano Benítez (Paraguai) e Diébédo Francis Kéré (Burkina Faso), e pelo diplomata André Corrêa do Lago, a editora Marisa Moreira Salles e o músico Gilberto Gil.

 

O 27º Congresso Mundial RIO 2020 tem o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ), do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP) e da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA).

 

Mais informações:

Inscrições / Secretaria Executiva: sec@uia2020rio.archi
Hospedagem e Passeios: uia2020@blumar.com.br
Eventos Preparatórios e Paralelos: eventosuia2020rio@uia2020rio.archi
Assuntos Gerais: adm@uia2020rio.archi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícias CAU/BR

CONSULTA PÚBLICA

Notícias

Ana Corina Maia Palheta foi eleita a nova Presidente do CAU/AP da Gestão 2024-2026

Notícias

Arquitetura pela vida! Se você, arquiteto, viveu de perto a realização do sonho de um cliente ou se projetou um espaço que transformou a vida de alguém, queremos te ouvir!

Pular para o conteúdo