Notícias

Coronavírus: Confira orientações do CAU/BR e dos CAU/UF para arquitetos e urbanistas

Objetivo é apoiar arquitetos e urbanistas neste momento de crise

 

Pandemia do coronavírus têm causado diversas mudanças no trabalho de arquitetos e urbanistas. É preciso, antes de tudo, se prevenir e garantir a saúde de sua família e de sua comunidade. Para apoiar a tomada de decisão entre os profissionais e as empresas do setor, o CAU/BR e os CAU/UF têm criado diversos conteúdos sobre como enfrentar os novos desafios impostos pela pandemia.

 

O CAU/BR tem promovido a prevenção e a informação sobre o coronavírus em seu site e redes sociais, com audiência em todo o país. Compartilhamos, por meio de vídeos e posts, informações extraídas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição de pesquisa e desenvolvimento vinculada ao Ministério da Saúde. Também foram publicadas dicas de arquitetas e urbanistas sobre cuidados de prevenção em unidades de saúde, em casa e assentamentos precários, a partir de um debate promovido pelo IAB-RJ.

 

No site foi publicado também o Manual de Orientações da Arquitetura Hospitalar para o Controle do Contágio da Covid-19, lançado pelo Grupo de Estudos em Arquitetura e Engenharia Hospitalar (GEA-hosp), a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e a Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH). E ainda: cursos online gratuitos sobre temas ligados a Arquitetura e Urbanismo. 

 

Veja orientações da Fiocruz

Veja dicas de arquitetas e urbanistas no IAB-RJ

Veja cursos gratuitos para arquitetos e urbanistas

Manual de Prevenção em Residências

 

 

Já o CAU/DF divulgou uma série publicações com informações essenciais para arquitetos e urbanistas e demais profissionais que, por diversas razões, continuam presentes nos canteiros de obras de construção e reformas, nos escritórios e em pequenos negócios. Neste momento delicado, é preciso redobrar as medidas de segurança e proteção pessoal e coletiva. O CAU/DF também está publicando uma série de vídeos curtos nos Stories de seu perfil no Instagram (@caudfoficial) com arquitetos e urbanistas do Distrito Federal sobre como os profissionais tem enfrentado o COVID-19. 

 

Confira Protocolos de Trabalho CAU/DF

Envie seu vídeo para o CAU/DF

 

 

O CAU/PE está realizando várias lives no Instagram (@oficialcaupe) várias conversas voltadas à arquitetura e urbanismo, como contribuição aos profissionais nessa fase de isolamento social. Um dos bate-papos foi com o conselheiro do CAU/BR Roberto Salomão (PE), sobre a importância de otimizar o tempo em casa para seu aperfeiçoamento profissional, acessando sites de lives de várias instituições de ensino que vêm disponibilizando conteúdo gratuitos nesse período. Também foi convidado o conselheiro do CAU/BR Matozalém Santana (TO), que vai falar aos arquitetos e urbanistas sobre contratos de prestação de serviços e como evitar as “armadilhas” mais comuns. 

 

Confira lives do CAU/PE

 

O CAU/PR  está publicando depoimentos e dicas de arquitetos e urbanistas. Está no ar um vídeo da arquiteta e urbanista Morgana Voltoline, integrante da Comissão de BIM do CAU/PR, com algumas dicas para montar um escritório em casa com destaque para a escolha do ambiente adequado, iluminação, ergonomia e organização do espaço. Veja aqui como enviar seu vídeo

 

 

O CAU/GO recomenda que todos os escritórios de Arquitetura e Urbanismo do Estado adotem o home office e liberem seus colaboradores para realizarem suas atividades em suas próprias casas. Para o controle local da epidemia, ficar em casa é fundamental. O recado vale também para os profissionais autônomos. Para ajudar, CAU/GO reuniu aqui algumas dicas e fontes de informação para contribuir com esse objetivo.

 

Orientações do CAU/GO para trabalho remoto

 

CAU/SC criou um hotsite especial para reunir todas as informações sobre o coronavírus divulgadas pelo CAU/SC, com cartilhas, documentos, orientações e dicas de como apoiar sua comunidade neste momento de crise. Entre eles, o Guia do Trabalho Remoto, com algumas dicas pra ajudar na organização do trabalho remoto e manter as precauções contra o coronavírus.

 

Especial Coronavírus CAU/SC

 

 

Outra fonte de informação é o site do CAU/RS, que está publicando várias reportagens sobre cuidados que podem ser tomados por órgãos públicos, arquitetos e cidadãos em geral para prevenir o avanço do coronavírus entre a população. Trata-se de um serviço público, acessível a toda a população. CAU/RS disponibiliza ainda PDF com o conteúdo completo para arquitetos e urbanistas que queiram entender melhor o auxílio emergencial destinado a trabalhadores informais, desempregados, Microempreendedores Individuais (MEIs) e contribuintes individuais do INSS, que cumpram requisito de renda média. O benefício mensal de R$ 600 será pago por até três meses.

 

Guia do Auxílio Emergencial

Acesse o site do CAU/RS

 

O CAU/BA compilou em formato de e-book os principais pontos da Medida N° 927/2020, com mudanças nas leis trabalhistas, para o enfrentamento do quadro instituído por conta do novo coronavírus. Objetivo é esclarecer aos arquitetos e urbanistas sobre o impacto nas relações de trabalho.

 

Guia do CAU/BA sobre MP 927

 

O CAU/PA preparou um material especial para arquitetos e urbanistas que querem saber como manter o seu negócio nesse período. Documento em PDF informa as principais medidas econômicas brasileiras para pessoas físicas e jurídicas no enfrentamento da crise do COVID-19.

 

Guia do CAU/PA para Gestão Financeira

 

O CAU/SE tem publicado uma série de boletins informativos sobre o avanço do coronavírus em Sergipe e as questões de Arquitetura e Urbanismo ligadas ao tema. A Série Coronavírus Informe já tem cinco edições com informações sobre prevenção, conscientização, cuidados em áreas de ocupação e a situação dos moradores de rua.

 

Série Coronavírus Informa CAU/SE

 

A AsBEA-BR apresenta o Guia AsBEA para o Trabalho Remoto dos Escritórios de Arquitetura e Urbanismo. Motivado pelas novas necessidades de organização dos escritórios impostas pela crise COVID-19, o Guia tem o objetivo de indicar caminhos e boas práticas, tanto para os líderes quanto para os colaboradores dos escritórios. Como descrito, não existe um único caminho para a transição para o trabalho remoto, mas a organização e cooperação entre todos é fundamental para que o distanciamento não afete o desempenho dos escritórios.

 

Guia AsBEA para o Trabalho Remoto dos Escritórios de Arquitetura e Urbanismo

 

Estamos solidários às instituições de saúde pública e aos profissionais da área compartilhando com arquitetos e urbanistas informações fundamentais sobre os métodos de prevenção indicados internacionalmente.

 

Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícias CAU/BR

CONSULTA PÚBLICA

Notícias

Ana Corina Maia Palheta foi eleita a nova Presidente do CAU/AP da Gestão 2024-2026

Notícias

Arquitetura pela vida! Se você, arquiteto, viveu de perto a realização do sonho de um cliente ou se projetou um espaço que transformou a vida de alguém, queremos te ouvir!

Pular para o conteúdo