Destaques

Entidades se reúnem para propor novo Plano Diretor de Macapá

Em reunião na manhã desta sexta-feira, 19, ocorrida na sede do CAU/AP, estiveram presentes os coordenadores dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo Eng. Régis Nunes e Arq. Oscarito Antunes, além da participação do Deputado Paulo José, a Vereadora Adrianna Ramos e o Arq. Raimundo Filho, atual diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Macapá objetivando a articulação técnico-político na contribuição conjunta na elaboração de um novo plano diretor para o município de Macapá.

A revisão do plano diretor é uma demanda iminente para o desenvolvimento da cidade de Macapá e que permanece em desatualização há 17 anos, mas a preocupação vem pautando a reformulação na proposta de um novo plano diretor baseado na articulação entre diversos órgãos e instituições de forma a agregar conhecimentos e experiências de diversas áreas.

A iniciativa surgiu por meio da coordenação do curso de engenharia civil da UNIFAP com o apoio do coordenador do curso de Arquitetura, reitoria e diretoria do departamento de Ciências e Tecnologias da UNIFAP. A parceria junto ao CAU foi sugerida de modo a integrar diferentes setores, como forma de reversão da atual situação de atraso nas atualizações do plano. “A construção civil tem um prejuízo com isso, e o CAU é um parceiro que não pode ficar de fora por que precisamos integrar, a gente quer objetivo, precisamos estar todos juntos, engenharia civil, arquitetura e sociedade” comentou Regis Nunes.

A reunião suscitou uma rica discussão para um melhor planejamento do futuro da cidade, ainda foi argumentado sobre a contribuição  política por meio da Câmara e Assembleia Legislativa no incentivo a ser gerado em outros Municípios da Capital a partir da efetivação desta ação. “A articulação técnico-político traz melhores diagnósticos para auxiliar os demais órgãos nessa caminhada e desenvolver bastante os nossos planos diretores no Estado” esclareceu o presidente do CAU/AP, Welton Barreiros.

Em apresentação foi exposto a dinâmica e planejamento inicial do novo plano diretor como estratégia de elaboração através da multidiversidade e do desenvolvimento dos projetos públicos por meio dos escritórios modelos de engenharia e arquitetura. Foi discutido sobre a importância de algumas entidades na participação ativa da elaboração do Novo Plano Diretor de Macapá por intermédio de acordos conjuntos de cooperação técnica, como UNIFAP, CAU, CREA, SEMPLA, SEPLAN, Câmara de Vereadores, SEINF, SEMOB, Associações de bairros e demais unidades para posteriormente ter a definição das atividades de cada parte.

Alguns pontos foram destacados como prioritários na formulação do novo plano como infraestrutura, saneamento, drenagem, gerenciamento dos resíduos sólidos, conforto ambiental e áreas de ressaca.

no images were found

Serviço:
Assessoria Especial do CAU/AP

Paula Costa (96) 98121-0752

comunicacao@cauap.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícias CAU/BR

CONSULTA PÚBLICA

Notícias

Ana Corina Maia Palheta foi eleita a nova Presidente do CAU/AP da Gestão 2024-2026

Notícias

Arquitetura pela vida! Se você, arquiteto, viveu de perto a realização do sonho de um cliente ou se projetou um espaço que transformou a vida de alguém, queremos te ouvir!

Pular para o conteúdo