Destaques

Planejamento Urbano e infraestrutura não acompanham crescimento populacional de Macapá

Foto: www.cidadesemfotos.blogspot.com.br

 

De acordo com números de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Macapá é de 437.255 habitantes, sendo a 53ª cidade mais populosa do Brasil e a quinta cidade mais populosa do Norte. A capital que está localizada no meio do mundo, no dia 04 de fevereiro irá completar 256 anos. A cidade de Macapá passa por grandes transformações em seu cenário urbano, condições agravadas pelas fragilidades econômicas e a concentração populacional nas duas principais cidades.

De acordo com o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU/AP), José Alberto Tostes, o aniversário da cidade é uma ocasião oportuna para analisar o quadro de desenvolvimento urbano de Macapá. Para ele, é preciso observar as causas dos problemas que assolam a população em geral, têm impedido melhores condições de qualidade de vida.

“O poder público não consegue atender satisfatoriamente os requisitos básicos exigidos pela população. É preciso pensar na cidade como um todo, incluindo o atendimento das necessidades do cidadão não apenas de moradia digna, mas do acesso a infraestrutura urbana planejada”, analisa.

Para Tostes, a responsabilidade da boa organização da cidade não depende somente dos governos, mas da participação efetiva da população. “O ideal para Macapá, seria o processo de reeducação do uso do espaço público. Algo ao alcance de todos nós, os Poderes não têm a fórmula mágica, porém, é preciso que a sociedade seja articulada e organizada”, avalia.

Macapá, atualmente, conta com mais de 50 bairros oficiais e cerca de seis conjuntos habitacionais, 122 estabelecimentos de saúde, 20 instituições financeiras e 149 cursos universitários. No entanto, é a única capital que não possui ligação rodoviária com outras capitais do país, mas dispõe de um aeroporto internacional e vários acessos fluviais pelos rios da bacia amazônica.

“A capital, assim como as demais cidades crescem demograficamente, gerando grandes demandas de infraestrutura. O CAU/AP pode auxiliar os municípios no planejamento urbano adequado, por meio de ações de fiscalização de obras e controle do exercício legal da profissão; dos acordos de participação com as instituições públicas como Prefeituras, secretarias municipais e estaduais”, finaliza.

Sobre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá – O CAU/AP é uma Autarquia Federal criada pela lei n° 12.378 de 31 de dezembro de 2010, que busca orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como primar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo.

SERVIÇO:
Assessoria de Comunicação Social do CAU/AP
Flávia Fontes
(96) 3223-6194/ (96) 9142-8556/ (96) 8112-9431
www.cauap.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícias

Ana Corina Maia Palheta foi eleita a nova Presidente do CAU/AP da Gestão 2024-2026

Notícias

Arquitetura pela vida! Se você, arquiteto, viveu de perto a realização do sonho de um cliente ou se projetou um espaço que transformou a vida de alguém, queremos te ouvir!

Destaques

Que tal mais uns dias para se inscrever no 7º Prêmio Rosa Kliass?

Pular para o conteúdo