Destaques

CAU/AP participa da I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo em Fortaleza – CE

Dos dias 22 a 25 de abril, arquitetos, urbanistas, especialistas e sociedade civil se reuniram em Fortaleza-CE, para debater o papel e  a importância dos arquitetos e urbanistas na I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo promovido pelo CAU/BR. Tendo como tema “Arquitetura e Urbanismo para Todos”, a conferência discutiu a formação profissional, ética e cidadania, além de políticas públicas voltadas para o correto planejamento e desenvolvimento urbano. A Conferência de Fortaleza é um marco para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil que trabalha, desde a sua criação, para ampliar os debate em torno da profissão e aproximar a Arquitetura e Urbanismo da sociedade.

A discussão foi precedida de um texto-base preparado pela Comissão Organizadora da Conferência. “O texto afirma que a sociedade brasileira conquistou uma série de avanços para a qualificação de suas cidades, mas falta incluir os profissionais de Arquitetura e Urbanismo na ponta da prática cotidiana desta política”, diz o documento.

“Um dos caminhos apontados para esse objetivo, afirma o texto, é incentivar a aliança de entidades profissionais de arquitetos e urbanistas com organizações sociais que defendam a qualidade de vida na cidade, a preservação do patrimônio, a proteção de comunidades submetidas à remoção forçada e violenta, a manutenção e preservação de espaços públicos de uso coletivo, de forma a garantir a estas organizações suporte técnico-científico da categoria e, desta forma, ampliar o conhecimento das potencialidades e importância da Arquitetura e Urbanismo no cotidiano do espaço construído.”

Para o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá, a I Conferência possibilitou a discussão de temas cruciais para maior e melhor inserção dos arquitetos e urbanistas brasileiros na vida pública do país, para isso, será necessário avançar no processo de discussão e desenvolvimento de ações estratégicas junto a todos os segmentos e entidades representativas da categoria.

A I Conferência contou com um bom número de Presidentes de CAUs das unidades federadas, Conselheiros Federais, Conselheiros Estaduais, Representantes de Entidades, Arquitetos e Urbanistas e acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícias

Ana Corina Maia Palheta foi eleita a nova Presidente do CAU/AP da Gestão 2024-2026

Notícias

Arquitetura pela vida! Se você, arquiteto, viveu de perto a realização do sonho de um cliente ou se projetou um espaço que transformou a vida de alguém, queremos te ouvir!

Destaques

Que tal mais uns dias para se inscrever no 7º Prêmio Rosa Kliass?

Pular para o conteúdo