Destaques

CAU/BR comemora Dia do Arquiteto com campanha de valorização profissional

 

No próximo dia 15, comemora-se o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. A data será celebrada com diversas ações do CAU/BR em favor da valorização da profissão, com campanha de publicidade em TV e internet, assinatura de acordo de cooperação com o Ministério da Educação, assinatura de memorando de entendimento com o Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA) e a posse dos novos conselheiros federais.

As comemorações começam já no final de semana, quando o CAU/BR começa a veicular campanha nacional de valorização dos arquitetos e urbanistas. A peça principal da campanha é um vídeo de 30 segundos, a ser veiculado no Fantástico (TV Globo) deste domingo e nos telejornais de segunda-feira. Também serão feitos anúncios nos maiores portais de internet do Brasil. Os anúncios vão tratar das principais atividades realizadas por arquitetos e urbanistas na construção das cidades.

No dia 15, o CAU/BR realiza a cerimônia de posse dos conselheiros federais eleitos para o mandato 2015-2017. O evento terá como mestre de cerimônias o jornalista Paulo Markun e contará com a assinatura de dois acordos de fundamental importância para o futuro da profissão no Brasil.

 

ACORDOS – Primeiro, o presidente Haroldo Pinheiro assina memorando de entendimento com o Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA), para cooperação entre o RIBA e o CAU/BR nas áreas de padrões profissionais, regulação e proteção, treinamento, atividades e programas educacionais, apoio prático ao atendimento ao público, influência política e colaborações em áreas de interesse mútuo. A partir da assinatura do memorando, as duas instituições pretendem desenvolver acordos detalhados sobre atividades específicas. Estarão presentes o presidente do RIBA, Stephen Ray Hodder, e o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis.

Em seguida será assinado acordo de cooperação entre o CAU/BR e o Ministério da Educação. O objetivo é compartilhar experiências e bancos de dados a fim de produzir estudos que contribuam para o aperfeiçoamento dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Pelo acordo, o MEC terá acesso a alguns dados do Sistema de Inteligência Geográfica do CAU (IGEO), sobre cursos de Arquitetura e Urbanismo existentes, número de egressos, concentração de escritórios na região, etc. Já o CAU/BR poderá conhecer os pedidos para abertura de novos cursos. A assinatura contará com a presença da secretária de Regulação de Ensino Superior do MEC, Marta Wendell Abramo.

HOMENAGEM – Na ocasião também haverá a posse dos 28 conselheiros federais e suplentes do CAU/BR que assumirão mandatos de 2015 a 2016. Eles foram escolhidos por meio de eleição aberta a todos os arquitetos, realizada em 5 de novembro. Mais de 97.000 profissionais participaram do pleito.

Os conselheiros federais e suplentes que participaram da gestão fundadora do CAU/BR serão homenageados com uma placa reconhecendo os relevantes serviços prestados à Arquitetura e ao Urbanismo no Brasil. Da mesma forma, serão homenageados os 27 presidentes dos CAU/UF que inaiguraram o conselho em seus estados.

O dia 15 de dezembro foi escolhido como Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista em homenagem à data de nascimento de Oscar Niemeyer, maior arquiteto brasileiro e referência do modernismo mundial.

A cerimônia do CAU/BR conta com o apoio da Editora Arco e da revista ProjetoDesign.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

Que tal mais uns dias para se inscrever no 7º Prêmio Rosa Kliass?

Destaques

Confira o colegiado eleitoral qualificado para cotação no dia 10 de outubro

Destaques

CAU/AP Intensifica ação de interiorização

Pular para o conteúdo