Destaques

ACHE UM ARQUITETO E URBANISTA: Novo serviço para quem vai construir ou reformar

Cadastre suas informações de contato e imagens de trabalho para divulgação em todo o Brasil

O site do CAU/BR já disponibiliza, desde a fundação do Conselho, uma página de busca de arquitetos e urbanistas. Qualquer pessoa pode consultar automaticamente – por nome, CPF ou registro no CAU – quais são os arquitetos e urbanistas e empresas registrados regularmente no Conselho Profissional. Trata-se de uma das obrigações legais do CAU –  a de informar à sociedade os arquitetos habilitados para o exercício profissional, bem como colaborar com o combate à prática ilegal da profissão.  

 

Pesquisa DataFolha-CAU/BR, de 2015, revelou que em 73% dos casos a contratação de arquitetos e urbanistas é feita por meio de indicação de amigos e parentes. Apenas 8% dos clientes buscam profissionais na internet.

 

Para facilitar essa aproximação, o CAU/BR ampliou o serviço de busca existente com o Ache um Arquiteto e Urbanista, sistema que vai disponibilizar, sem custos para ambas as partes, informações adicionais sobre os arquitetos e urbanistas registrados no CAU.  

 

São duas as evoluções:

  •  A busca agora pode ser feita também por município e estado, campos que se somam aos já disponíveis (nome, CPF ou registro no CAU). 
  •  Os 147.000 arquitetos e urbanistas e 20.000 empresas de Arquitetura e Urbanismo registrados no CAU passam a contar com um espaço virtual para divulgarem seus trabalhos com fotos, minicurrículo e informações de contato.

 

 

AMPLIAÇÃO DE SERVIÇOS – O Ache um Arquiteto e Urbanista surgiu da oportunidade de aproveitar a obrigação legal para ampliar os serviços prestados aos profissionais. “No futuro, a migração automática dos RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) para esse depositário possibilitará a automatização e obtenção gratuíta do RDA (Registro de Direitos Autorais) e da CAT-A (Certidão de Acervo Técnico com Atestado)”, afirma Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR.

 

Com o Ache um Arquiteto e Urbanista será mais fácil mostrar para os possíveis clientes que existem profissionais qualificados em todas as regiões do Brasil, aptos a realizar obras de construção e reforma com economia, qualidade e segurança.

 

Haroldo Pinheiro ressalta que o trabalho é um dos frutos de parceria de trocas de boas práticas que o CAU/BR firmou com Conselhos de outros países, alguns dos quais disponibilizam ferramenta semelhante com grande sucesso.

 

COMO USAR  – Para o profissional apresentar seus trabalhos e suas informações de contatos bastará acessar o Sistema de Informação e Comunicação do CAU – SICCAU (servicos.caubr.gov.br), atualizar seus dados e escolher quais informações quer divulgar para o público. (Ver tutorial abaixo). Para os cidadãos, o acesso à nova ferramenta é feito pela homepage www.caubr.gov.br.

 

Ache um Arquiteto e Urbanista foi divulgado no domingo 28/05, com um anúncio de página inteira no jornal Folha de S. Paulo, em caderno especial sobre a Casa Cor SP. Também haverá propagandas no FacebookInstagram e YouTube. E, nas próximas semanas, em revistas e blogs segmentados (tendo como público-alvo os profissionais) e em revistas e jornais para o público geral (visando dar conhecimento das novidades aos potenciais clientes).

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ACHE UM ARQUITETO E URBANISTA

 

T U T O R I A L  

Arquitetos e urbanistas já podem acessar o SICCAU com login e senha. No Ambiente do Arquiteto e Urbanista, vai aparecer um aviso sobre o novo serviço. Clique no botão “AUTORIZAR AGORA”.

 

 

 

Uma janela vai se abrir com seus dados cadastrados no SICCAU. Você verá as informações de domínio público, que são mostradas a toda a sociedade para fins de verificação dos arquitetos e urbanistas devidamente registrados.

 

 

Os dados de contato do arquiteto e urbanista ou empresa podem devem ser preenchidos e/ou alterados. Ao lado de cada item aparece uma caixinha de confirmação. Ao clicar nessa caixa, fica autorizada a divulgação pública daquela informação no Ache um Arquiteto e Urbanista. Autorize apenas os contatos e informações que vão aparecer para todos os possíveis clientes!

 

 

O currículo sintético pode ter até 2.000 caracteres. Sugerimos que comece com o site de seu escritório ou empresa. Você pode informar em qual Instituição de Ensino onde você se formou em Arquitetura e Urbanismo. Para evitar erros, essa informação será puxada automaticamente do diploma já registrado no SICCAU. Logo abaixo, adicione até cinco imagens de projetos e obras feitos por você. Os arquivos não podem exceder 1Mb de tamanho. Atenção: você é responsável pelas informações que insere no Ache um Arquiteto e Urbanista. Use apenas projetos e obras realizados por você. 

 

  

Não esqueça das redes sociais: há campos específicos para Facebook, Instagram e Linkedin – as mais usadas pelos arquitetos e urbanistas. Ao final, marque todas as três autorizações para que o CAU/BR mostre seu trabalho para todo o Brasil.

 

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa Central de Atendimento:

Atendimento Online

0800-883-0113 (ligação gratuita)

4007-2613

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícias

Ana Corina Maia Palheta foi eleita a nova Presidente do CAU/AP da Gestão 2024-2026

Notícias

Arquitetura pela vida! Se você, arquiteto, viveu de perto a realização do sonho de um cliente ou se projetou um espaço que transformou a vida de alguém, queremos te ouvir!

Destaques

Que tal mais uns dias para se inscrever no 7º Prêmio Rosa Kliass?

Pular para o conteúdo