O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU/AP) esteve presente no Parque do Exposição no Distrito de Fazendinha, local da realização da maior festa do agronegócio do estado para uma ação de fiscalização especial. Na segunda-feira dia (26/08) os agentes fiscais realizaram uma força-tarefa para fiscalizar o exercício profissional de mais de 40 instituições envolvidas na produção, que contou com a colaboração de um número expressivo de profissionais de diferentes áreas para a montagem da mega estrutura para o evento.
Para garantir a segurança de aproximadamente de mais 2,2 milhões de pessoas previstas para participar da 53ª Expofeira Agropecuária do Amapá que acontece entre os dias 29 de agosto à 8 de setembro a equipe se atentou a diferentes aspectos, que envolvem as áreas das estruturas efêmera, análise documental (RRTs e ARTs), afim de compará-las com a execução da montagem e garantir a conformidade, conferência dos ambientes, se atentando para possíveis casos de exercício ilegal ou irregular da profissão, segurança do trabalho e entre outras.
“Quando realizamos uma fiscalização, nosso intuito é encontrar, em cada tarefa, profissionais da área habilitados e registrados no CAU/AP. Dessa forma, garantimos que, além dos serviços serem realizados seguindo as leis previstas, visamos promover o bem-estar e a segurança para os visitantes e o público em geral presente, por meio da fiscalização planejada e de qualidade”, explicou o Gerente de Fiscalização Charles Ibiapino.
O escopo de trabalho acarretou em diligência em toda a extensão de áreas efêmeras com mais de 41 mil metros quadrados e com área de intervenção de 300 mil metros quadrado. A identificação das atividades técnicas e profissionais responsáveis, além da verificação das documentações, como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e listagem com a relação de todas as empresas envolvidas.
O Conselho atuou de forma aprimorada, garantindo um maior índice de fiscalização: o tempo de trabalho em campo vem sendo ampliado, o que torna a fiscalização mais detalhada e abrangente, possibilitando a ação em tarefas que são realizadas com mais antecedência. Com isso, os agentes fiscalizaram cada detalhe do parque, desde as estruturas metálicas, catracas de acesso ao local, geradores de energia, camarotes, área de shows, parque de diversão, tendas, praças de alimentação, pavilhões, palcos, e as instalações de sistema de som.
O Coordenador Geral da 53ª Expofeira Richard Madureira, avaliou a importância da força-tarefa para reforçar a credibilidade, “A chancela do CAU/AP engrandece qualquer tipo de evento, garantindo a qualidade e a aprovação do evento. Isso é muito importante”, concluiu.
Fonte: Ascom CAU/AP
Edição de Imagens: Flávia Wayne e Charles Ibiapino
Redação: Alessandra Barboza