A prefeitura de Belo Horizonte anunciou a abertura do concurso público para Requalificação Urbana de Baixios de Viaduto. A competição tem como objetivo encontrar propostas para ocupação e uso das áreas localizadas abaixo de quatro viadutos da capital de Minas Gerais. O anúncio foi publicado na última quinta-feira, 24 de outubro, no Diário Oficial do Município.
Destinado a arquitetos liberais ou a empresa ou escritório de arquitetura, o concurso premiará o vencedor de cada viaduto com o prêmio no valor de R$ 8.000 por viaduto, totalizando R$ 32.000 reais em premiações.
“Os baixios de viadutos são espaços culturalmente tidos como residuais, mas que conservam em si um grande potencial para se tornarem áreas qualificadas para encontros e para a realização de atividades ao ar livre”, explica Débora Sarlo, arquiteta e urbanista da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano. “Algumas dessas regiões possuem grandes espaços que, muitas vezes, são utilizados somente para passagem ou para estacionamentos. O intuito do concurso é trazer ideias para cuidar dessa área pública e fazer com que as pessoas se apropriem dela”, explica.
Segundo o edital do concurso, as áreas poderão abrigar locais destinados a prática de atividades esportivas, culturais e de lazer. As propostas serão julgadas pelos quesitos: qualidade arquitetônica, urbanística e paisagística; conforto ambiental; sistemas construtivos, materiais e técnicas; redução do impacto ambiental; e viabilidade e sustentabilidade econômica.
Os viadutos que receberão as intervenções serão o Pedro Aguinaldo Fulgêncio, localizado no Eixo da Av. Francisco Sales; Elevado Castelo Branco; Viaduto Cinquenta e Dois, lacalizado na Av. Silva Lobo sob Av. Amazonas; e Viaduto Engenheiro Andrade Pinto.
As inscrições podem ser feitas pelo site da competição a partir de 18 de novembro até 13 de dezembro. O resultado será divulgado dia 31 de janeiro de 2014.
CAU/BR