Destaques

Câmara dos Deputados e CAU comemoram “Dia do Arquiteto e Urbanista”

 

Em reconhecimento à relevância da profissão do arquiteto e urbanista em todo o País, a Câmara dos Deputados realizará em 19 de dezembro, sessão solene comemorativa do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista (15 de dezembro), instituído pela Lei Federal nº. 13.627, de 16 de janeiro de 2018. A data tem um significado especial por corresponder ao natalício do arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer, bem como à fundação do CAU/BR em 2011, criado pela Lei Federal nº. 12.378, de 31 de dezembro de 2010.

 

A proposição da comemoração é de autoria do arquiteto e deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL/PA). A solenidade também celebrará os 40 anos de história da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA). O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, a partir das 9h. Em representatividade, o presidente do CAU/AP, Cesar Balieiro, se faz presente na cerimônia em homenagem ao dia do arquiteto. 

 

 

Confira a campanha do CAU/BR em comemoração à data, com o tema “Arquitetura e Urbanismo, um Direito de Todos” 

Os CAU/UFs organizaram programações regionais do Dia do Arquiteto e Urbanista. O CAU/AC preparou, para os dias 10 e 11 de dezembro, a Semana de Arquitetura e Urbanismo 2019. Neste ano, o tema será “Arquitetura, Papel Social e Tecnologia a favor da Cidade”, para ampliar o conhecimento dos profissionais acerca dos avanços diários da profissão. As inscrições são gratuitas.

 

 

No dia 11, acontecerá palestra da arquiteta e urbanista Imira de Holanda, responsável pelo Studio M4, que fará um apanhado de todas as áreas de conhecimento que o empreendedor precisa conhecer para gerir um negócio em Arquitetura.

 

Para tratar do papel social, haverá palestra, no dia 10, e oficina, no dia 11, sobre o projeto o ‘’Projeto adote uma Casa”. O projeto é do Núcleo de Estudos da Universidade Vila Velha (NEP/UVV), ministrado pelo arquiteto e urbanista Alexandre Nicolau. A oficina mostrará as dificuldades encontradas nos locais onde o grupo desenvolve seu trabalho e levantará a discussão sobre questões humanitárias como desemprego, falta de saneamento e condições dignas de moradia.

 

Na área de tecnologia, a palestra “As atualizações, o mercado e o futuro da arquitetura com a Plataforma BIM” será sediada no dia 10, com arquiteto e urbanista Alexander Justi, Presidente Nacional da CBIM (Câmara Brasileira de BIM). A apresentação tratará da evolução do Building Information Modeling (BIM) no Brasil, levando em consideração os aspectos de governo federal e estadual sobre a disseminação e obrigatoriedade do BIM em obras públicas”

 

A Semana do Arquiteto do CAU/AL será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro. O primeiro, no dia 11, será um bate-papo com os profissionais da área Mário Aloísio Barreto e Morgana Duarte, para reunir arquitetos e estudantes  com o objetivo de compartilhar conhecimento e experiências. O segundo momento, no dia 12, será mais festivo. Destaque para a entrega da 5ª edição do Prêmio Zélia Maia Nobre, assinatura do contrato ATHIS 2019 e, para encerrar a noite, um jantar de confraternização. As inscrições são gratuitas. 

 

 

O CAU/AP promoverá a segunda edição do Seminário Amapaense do Dia do Arquiteto e Urbanista, no dia 13 de dezembro. A programação conta com uma série de palestras, como a de “Práticas Profissionais Amapaenses”, com o arquiteto e urbanista Fábio Santana; e a de “Práticas Profissionais Paraenses”, com o arquiteto e urbanista Joaquim Meira. Na mesmo evento, acontecerá a solenidade do 1° Prêmio de TCC de Arquitetura e Urbanismo. Inscrições gratuitas. 

 

 

O tema do Dia do Arquiteto 2019 no CAU/BA será Arquitetura Sustentável, tema destacado pela Nova Agenda Urbana da ONU. Para celebrar, o conselho promoverá, no dia 16 de dezembro, o workshop “Arquitetura para uma Vida Sustentável: a arte do diálogo”. O evento tem como convidados a filósofa Viviane Mosé, de volta a Salvador, e o arquiteto e urbanista belga radicado na Amazônia, Laurent Troost. As inscrições são gratuitas.

 

 

Para celebrar o Dia do Arquiteto 2019, o CAU/GO organizará um evento de lançamento de concurso público para o desenvolvimento de um projeto de habitação social em parceria com a AGEHAB (Agência Goiana de Habitação). O evento contará com uma palestra do administrador de empresas Fernando Assad, fundador do programa Vivenda, que atua em São Paulo.

 

O conselho promoverá, também, uma sessão exclusiva de cinema, com o documentário “Filme Paisagem: um olhar sobre Roberto Burle Marx”.

 

A campanha do Dia do Arquiteto do CAU/MA terá o tema “Arquitetura e Urbanismo: Eu quero, Eu posso, Eu preciso”. A campanha tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância e valorização do arquiteto e urbanista em diferentes âmbitos, como no conforto, qualidade de vida e segurança; e também nas atividades relacionadas ao crescimento das cidades, como na promoção de ambientes inclusivos, na mobilidade urbana e também na construção de praças e parques.

 

 

CAU/MG promoverá, no dia 16 de dezembro, uma mesa redonda com o tema “Cidades mais Sustentáveis, Inteligentes, Saudáveis e Inclusivas”, que terá como principal mediador o arquiteto e urbanista Carlos Leite, autor dos livros “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes” e “Social Urbanism in Latin America”.” As inscrições são gratuitas.

 

No CAU/MS, será realizada a abertura da Exposição de Trabalhos de Conclusão de Curso de acadêmicos de arquitetura e urbanismo de Campo Grande no Sesc Morada dos Baís. Na ocasião, e em comemoração ao Dia do Arquiteto, 100 novos profissionais receberão o registro do CAU em uma cerimônia simbólica.

 

Já o CAU/MT, comemorará o Dia do Arquiteto com um evento denominado Pináculo. O nome refere-se ao ponto mais alto de um determinado local, que nesse caso representa o acréscimo de saberes que pretendemos agregar a todos que participarem desse encontro. O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro E contará com uma programação extensa, composta por cursos, oficinas, palestras, rodas de conversa e talks. Uma das principais atividades será a palestra ““Reflexões sobre o papel do arquiteto” com Leiko Hama Motomura, conhecida como  a arquiteta e urbanista pioneira no Brasil a usar materiais alternativos e sustentáveis em seus projetos arquitetônicos. Clique aqui para conferir a programação completa e se inscrever!

 

 

Assim como o CAU/AC, o CAU/PA também promoverá uma Semana no Arquiteto, do dia 09 ao dia 14 de dezembro. A programação inicia com a avaliação dos trabalhos submetidos para o Prêmio Casa – Concurso de ATHIS, de 09/12 a 11/12, e culmina com um dia repleto de palestras, prêmios e homenagens. Em destaque, acontecerá o ARCHINexus, evento nacional que terá sua segunda edição em Belém/PA. Clique aqui para conferir a programação completa e se inscrever!

 

CAU/PE celebrará a data com o evento “O Futuro das Coisas”, no dia 11 de dezembro. A programação une cultura e valorização profissional, em um evento que terá premiações, exibição de filmes, troca de experiências e um momento de descontração para celebrar as conquitas do ano e reafirmar os desafios para 2020.Dentre as atividades do dia, haverá a entrega dos prêmios Luis de La Mora e Desafios do Patrimônio Cultural. Clique aqui para conferir a programação completa e se inscrever”

 

 

Com o apoio do CAU/PI, a A Câmara de Vereadores de Parnaíba vai promover uma Sessão Solene para homenagear Arquitetos e Urbanistas pela passagem do dia da categoria profissional. A solenidade vai ocorrer dia 9 de dezembro, às 18h30, na sede da Câmara e contará com a presença dos Arquitetos e Urbanistas que atuam em Parnaíba e toda região litorânea, além do presidente e vice-presidente do CAU/PI. A proposição é realizada pelo presidente da Casa, vereador Geraldinho.

 

CAU/RJ promoverá uma festa, no dia 17 de dezembro, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA). Na ocasião, serão entregues osprêmios CAU + Mulheres e CAU/RJ + EMAU’s, além do Grande Prêmio Grandjean de Montigny. erão ainda entregues os certificados dos autores dos projetos contemplados nos editais de Patrocínio Cultural, de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis). Outra atração é a abertura da exposição Sérgio Bernardes 100 anos. O evento é gratuito mediante inscrição.

 

 

A Semana do Arquiteto do CAU/RO terá atividades em duas cidades: Ji-Paraná e Porto Velho. Em ambas cidades, acontecerão palestras de Gestão Financeira e Formação de Preço de Serviços para Arquitetos, Realidade Aumentada e Virtual: Você no futuro da construção civil, e Oficina SICCAU. As atividades acontecerão do dia 09 ao dia 12 de dezembro e as inscrições são gratuitas.

 

 

No dia 14 de dezembro, o CAU/RS realizará uma grande festa. Exposições, shows musicais e exibição do documento Citizen Jane: Battle for the City, fazem parte da programação. A entrada é gratuita.

 

 

CAU/RN apoiará o IAB/RN na realização do VI Arquitetando, que acontecerá do dia 09 ao dia 11 de dezembro. O evento traz uma programação com 10 palestras, dentre elas: “Novas tecnologias”; “Complexidade das mudanças e como o profissional está preparando para isso”; “Conforto Urbano e das edificações”; “Obra de Demetre Anastassakys”; “Case de empreendedorismo”; “Projeto Conceitual da Fortaleza dos Reis Magos”; “Concepção de espaços para pessoas com deficiência através do Feng Shui e o Marketing na arquitetura”. As inscrições são gratuitas.

 

 

O CAU/RR celebrará o Dia do Arquiteto com o evento ARQTOS SUMMIT, com o propósito de homenagear os profissionais da área. O simpósio acontecem nos dias 13 e 14 de dezembro na Plataforma 8 e irá contar com oficinas. Inscrições gratuitas. ⠀

 

 

CAU/SC realizará, no dia 10 de dezembro, um evento para realizar as entregas das ações desenvolvidas em 2019 ao conjunto dos arquitetos e urbanistas e à sociedade catarinense, com o tema do ano do conselho: “Responsabilidade. Ação. Transformação”. As inscrições são gratuitas.

 

Já no CAU/SE, haverá o VI Seminário Estadual de Arquitetura e Urbanismo, no dia 12 de dezembro, com o tema “Empreendedorismo na Arquitetura: Experiências aplicadas à Arquitetura e Construção”. Na programação, constará a entrega do 3º Prêmio de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As inscrições são gratuitas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícias

Ana Corina Maia Palheta foi eleita a nova Presidente do CAU/AP da Gestão 2024-2026

Notícias

Arquitetura pela vida! Se você, arquiteto, viveu de perto a realização do sonho de um cliente ou se projetou um espaço que transformou a vida de alguém, queremos te ouvir!

Destaques

Que tal mais uns dias para se inscrever no 7º Prêmio Rosa Kliass?

Pular para o conteúdo