Destaques

Fiscalização do CAU/AP encerra Interiorização 2015 no município de Oiapoque.

Encerrando as rotas de fiscalização nos municípios do Amapá estimadas para o ano de 2015, o CAU/AP esteve nos período de 29 de novembro a 02 de dezembro no município de Oiapoque, para verificar se existem obras com possíveis irregularidades por falta de profissionais responsáveis e na oportunidade comunicou a Prefeitura sobre o cumprimento da Resolução 51 do CAU/BR.

Distante da capital Macapá aproximadamente 600 km, o município de Oiapoque localiza-se no extremo norte do Estado e faz divisa com a Guiana Francesa. Cumprindo o cronograma da Interiorização para 2015, a Fiscalização do CAU/AP esteve visitando as obras, informando os proprietários  quanto ao papel do Conselho e dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Além do trabalho desenvolvido pela Fiscalização, foi protocolado junto a Prefeitura, documentos esclarecendo quanto ao cumprimento das resoluções do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – em especial a Resolução n° 51 – e oportunamente protocolou-se minuta de um possível Termo de Cooperação Técnica entre o CAU e a Prefeitura de Oiapoque, objetivando uma parceria para otimizar obras e fomentar o crescimento do município com base técnica, ressaltando a efetiva atuação do profissional da Arquitetura e Urbanismo dentro do Município.

Na oportunidade, reuniram-se o Secretário de Obras, Edson Lopes Maia, a Prefeita em exercício, Maria da Luz, o Conselheiro do CAU/AP, Nivaldo Ferreira e a Agente de Fiscalização, Natasha Leão para fins de esclarecimento dos documentos acima elencados.

Durante a atividade fiscalizatória, identificamos o mesmo fator observado em outros municípios, como a significativa carência de profissionais que queiram atuar nos municípios do Estado. Diante dessa realidade e sem a orientação de um profissional devidamente qualificado, as obras são realizadas por pessoas sem o devido conhecimento técnico, o que torna as obras dispendiosas, demoradas e inseguras. Esta situação é claramente observada na quantidade de construções abandonadas, encontradas tanto no município de Oiapoque quanto nos demais munícipios visitados durante o ano de 2015 pelo CAU/AP.

O Programa de Interiorização é projeto da Fiscalização do CAU/AP com continuidade em 2016 nos demais munícipios que não foram visitados em 2015 e, posteriormente, como manutenção de um calendário periódico de visitas aos municípios do Estado do Amapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícias

Ana Corina Maia Palheta foi eleita a nova Presidente do CAU/AP da Gestão 2024-2026

Notícias

Arquitetura pela vida! Se você, arquiteto, viveu de perto a realização do sonho de um cliente ou se projetou um espaço que transformou a vida de alguém, queremos te ouvir!

Destaques

Que tal mais uns dias para se inscrever no 7º Prêmio Rosa Kliass?

Pular para o conteúdo