Como faço para me registrar?
O processo é bem simples e demora em torno de 1 mês para ser finalizado. O novo arquiteto fica responsável pela solicitação do registro no site do CAU/AP, na aba SERVIÇO ONLINE > SOLICITAÇÃO DE REGISTRO > PESSOA FÍSICA
Deverão ser anexados os seguintes documentos digitalizados cujos arquivos devem ter até 10MB:
– carteira de identidade;
– CPF;
– portaria de reconhecimento do curso;
– comprovante de quitação com o Serviço Militar;
– comprovante de residência (água, luz ou telefone);
– prova de regularidade com a Justiça Eleitoral;
– histórico escolar de graduação;
– diploma (registro definitivo) ou certificado de conclusão do curso (registro provisório).
Assim que o registro for aprovado pelo conselho, será enviado ao seu e-mail cadastrado um login e uma senha para acessar diretamente o SICCAU, onde estão disponíveis serviços ligados ao exercício da profissão, como a expedição do Registro de Responsabilidade Técnica e emissão da sua carteira profissional.
Como faço para solicitar minha carteira?
Após obter o registro, você poderá solicitar a emissão da carteira profissional, que possui fé pública e constitui prova de identidade civil para todos os fins legais.
Para tal, é realizada a coleta dos dados biométricos para a emissão da carteira profissional, e só pode ser realizada após a ativação do registro definitivo e realização dos seguintes procedimentos:
- Acessar a página profissional do SICCAU;
- Realizar atualização cadastral e imprimir a declaração de veracidade;
- Agendar previamente a coleta no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, solicitando através do número 96 3223-6194, apresentando os documentos originais a seguir no dia da coleta:
– carteira de identidade;
– CPF;
– título de eleitor;
– comprovante de residência;
– diploma;
– comprovante de tipo sanguíneo (caso queira incluir esta informação).
– declaração de veracidade impressa
- Emitir e efetuar o pagamento do boleto referente à carteira.
No local serão retiradas foto, assinatura e digital. Depois da coleta, você deverá efetuar o pagamento da taxa para emissão da carteira – atualmente no valor de R$ 62,14 reais – cujo boleto estará disponível para impressão através do seu SICCAU.
Em quanto tempo chega?
A sua carteira deverá chegar ao endereço que você cadastrou em seu sistema em aproximadamente 20 dias úteis. Caso não receba neste prazo, entre em contato conosco através do número 3223-6194 ou vá a sede do CAU/AP na Av. Caramuru, 356 – Beirol, de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 14:00h.
Fonte: Assessoria Especial do CAU/AP