Destaques

4ª palestra do CAU/AP alcança as expectativas de orientação e valorização profissional

Na última quarta-feira, participaram da 4ª Palestra do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU/AP) no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço os profissionais arquitetos e urbanistas e acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Mais de 300 pessoas acompanharam a temática “Exercício Profissional e a Valorização da Arquitetura e Urbanismo” foi abordada pelos profissionais Chikahito Fujishima e pelo Presidente do CAU Amapá José Alberto Tostes.

Segundo o acadêmico Lúcio Costa, o evento foi importante para agregar novos conhecimentos e gerar perspectivas profissionais. “A palestra permitiu a aproximação entre as instituições de ensino e os profissionais,sendo possível entender como funciona o mercado de trabalho e as atividades do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Amapá”, afirmou o acadêmico.

Na oportunidade foram debatidos assuntos relativos ao mercado de trabalho, à valorização profissional no Amapá e no Brasil, além de questões éticas da profissão, as funções e responsabilidades institucionais do Conselho. Por ocasião dos debates, as perguntas direcionadas aos palestrantes enfatizaram o desmembramento do Conselho de Engenharia e Agronomia (CREA/AP). “A criação do CAU foi um grande avanço para a classe de arquitetos e urbanistas que ficou mais fortalecida com um Conselho próprio”, explicou o presidente do CAU/AP, arquiteto e urbanista José Alberto Tostes.

Os presentes na palestra compartilharam da experiência do arquiteto Chikahito Fujishima, que atua no mercado de trabalho há 38 anos. Na relevante experiência profissional como autônomo assinou os projetos dos prédios da Domestilar, da Monte Casa e Construção e da Center Kennedy. Chikaito orientou especialmente os acadêmicos sobre a carreira de arquiteto e urbanista. “Precisamos investir permanentemente em conhecimento, pois assim teremos profissionais competentes e qualificados para atuar de maneira satisfatória”.  O arquiteto e urbanista respondeu sobre qual foi o momento mais difícil na carreira. “Foi a afirmação no mercado de trabalho, já que muitas pessoas confundem o arquiteto e urbanista com desenhista ou decorador”.

Na avaliação do presidente do CAU/AP, José Alberto Tostes, a palestra atingiu seu propósito. “O objetivo do Conselho era esclarecer a necessidade da valorização e do exercício profissional. Os acadêmicos presentes despertaram sobre a importância do Conselho, e principalmente de temas cruciais que envolvem a formação do arquiteto e urbanista”.

Sobre – O CAU/AP foi criado pela Lei nº 12.378, de 31/12/2010 e tem por finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo, zelar pela observância dos princípios da ética e da disciplina da classe dos arquitetos e urbanistas e pelo aperfeiçoamento da prática profissional, com vistas ao desenvolvimento regional e urbano sustentável e à preservação do patrimônio histórico cultural e artístico, paisagístico, edificações e ambientações.

Assessoria de Comunicação Social do CAU/AP
(96) 3223-6194
E-mail: comunicacao@cauap.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícias

Ana Corina Maia Palheta foi eleita a nova Presidente do CAU/AP da Gestão 2024-2026

Notícias

Arquitetura pela vida! Se você, arquiteto, viveu de perto a realização do sonho de um cliente ou se projetou um espaço que transformou a vida de alguém, queremos te ouvir!

Destaques

Que tal mais uns dias para se inscrever no 7º Prêmio Rosa Kliass?

Pular para o conteúdo