
Arquivo da proposta de revisão das
Diretrizes Curriculares Nacionais em Arquitetura
Faça o download aqui
A capital amapaense sediará o Seminário de Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo que ocorrerá no dia 15 de março de 2019. O evento conta com palestras e debates acerca das diretrizes curriculares dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
O evento é realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá – CAU/AP, através de sua Comissão de Ensino, Formação, Ética e Exercício Profissional – CEFEEP-CAU/AP, e conta com apoio da Comissão de Ensino e Formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CEF-CAU/BR e da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA, e apoio institucional da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.
O Seminário de Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo será realizado no dia 15 de março na cidade de Macapá/AP, a ser promovido no auditório do DEPLA, localizado no Bloco de Artes da UNIFAP na Rod. Juscelino Kubitschek, km 02 – Jardim Marco Zero.
A promoção deste evento, que dá continuidade ao Seminário que será realizado em 14 de março na cidade de Belém-PA, o “Seminário Nacional de Ensino e Formação Profissional em Arquitetura e Urbanismo”, tem como objetivo promover um amplo diálogo entre os profissionais da área e os membros de toda a comunidade acadêmica, através do fomento de discussões, em todo o território nacional, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
Este evento conta com palestras e debates acerca das diretrizes curriculares dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Dentre as temáticas a serem abordadas destacam-se os novos padrões e desafios dos cursos de arquitetura, novas tecnologias do ensino à distância, as diretrizes aplicadas no Brasil frente aos novos paradigmas do ensino da educação, os novos projetos integrados entre arquitetura e outras áreas, as questões contemporâneas do ensino e seu status atual no Brasil.
Inscrições
Para participar, os interessados deverão realizar a inscrição no dia do evento no local de realização.
Local: Auditório do DEPLA – UNIFAP – Rod. Juscelino Kubitschek, km 02 – Jardim Marco Zero
Programação
15 de Março (sexta-feira, de 14h às 18h)
14:00h – 14:30h – Credenciamento
14:30h – 15:00h – Mesa Diretora
• Conselheiro Federal do CAU/AP – Arq. e Urb. Humberto Mauro
• Coordenador da CEFEEP– CAU/AP – Arq. e Urb. Adailson Bartolomeu
• Coordenadora da CEF– CAU/BR – Arq. e Urb. Andrea Vilella
• Presidente da ABEA – Prof. Dr. João Carlos Correa
15:00h – 15:40h – Palestra: “Cenário atual do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil”
Palestrante: Prof. Dr. João Carlos Correa (Presidente ABEA)
15:40h – 16:20h – Palestra: “Discussão sobre a DCN para a arquitetura e urbanismo”
Palestrante: Dra. Maria Elisa Baptista
16:20h – 16:40h – Intervalo
16:40h – 17:20h – Palestra: “Apresentação do programa de ações da CEF-CAU/BR e CEFEEP-CAU/AP”
Palestrante: Arq. e Urb. Andrea Vilella e Arq. e Urb. Adailson Bartolomeu
17:20 – 18:00h – Palestra: “Práticas na pesquisa em Arquitetura e Urbanismo na cidade de Macapá”
Palestrante: Prof. Dra. Bianca Moro
18:00 – 18:30h – Palestra: “Boas práticas no ensino de Arquitetura e Urbanismo”
Palestrante: Arq. e Urb. Adailson Bartolomeu
18:30h – Encerramento
Conheça os palestrantes
 |
João Carlos Correia
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2008) e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Engenheiro de Segurança do Trabalho. Arquiteto e Urbanista. Diretor do Centro de Carreiras de Arquitetura e Engenharias. Coordenador e Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário INTA ¬ UNINTA. Conselheiro Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo ¬ CAU/BR. Presidente da ABEA ¬ Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Experiência em gestão e coordenação de cursos superiores e legislação educacional. Ex¬Diretor¬Presidente de empresas de transporte urbano. Na área de Arquitetura e Urbanismo com atuação nos temas: ¬ projeto de arquitetura, projeto de urbanismo ¬ desenvolvimento urbano, regional e econômico ¬ transporte e tráfego, segurança no sistema viário, meio ambiente, tecnologia e materiais. Engenharia de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Técnico Industrial Mecânico com experiência em desenvolvimento e testes de veículos e componentes veiculares.
|
 |
Bianca Moro de Carvalho
Doutora em urbanismo pela Universidade Autônoma do México(UNAM), mestrado na área de habitação e urbanismo pela Architectural Association Graduate School, Londres. Foi coordenadora de Habitação do Estado do Amapá. Atualmente trabalha como professora de Urbanismo e História da Arquitetura na Universidade Federal do Amapá(UNIFAP), com 10 anos de projeto de extensão e planejamento com a comunidade, onde já desenvolveu várias investigações relacionadas com assentamentos irregulares, dentre essas experiências a coordenação da pesquisa ASPAMS -Assentamentos Precários nas Áreas Úmidas da Amazônia Setentrional, financiado pelo Ministério das Cidades . Foi vencedora da Beca Presidente Nestor Kirchner 2016-2017 a qual permitiu realizar estudos relacionados com sua investigação de trabalho na Universidade The New School na cidade de Nova York no ano de 2017. |
 |
Adailson Oliveira Bartolomeu
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2004) com aperfeiçoamento em Saneamento Urbano (2005), ambos pela Universidade Federal do Pará. Realizou Estágio Técnico no Núcleo de Acústica e Iluminação nos Edifícios, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa-LNEC (Portugal-2006). Mestrado em Integración de Energías Renovables en la Arquitectura na Escuela Tecnica Superior de Arquitectura de Barcelona da Universidad Politécnica de Catalunya – UPC (2007/Espanha). Atualmente curso doutoramento na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa – Portugal (2018) na linha de Pesquisa: Teoria e Prática do Projeto e trabalha como funcionário publico efetivo no Governo do Estado do Amapá, na Secretaria de Estado de Infraestrutura do Amapá (SEINF/AP), leciona no Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP) e está como Conselheiro do Conselheiro de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU/AP – Gestão 2018-2020, Coordenador da Comissão de Ética, Ensino e Prática Profissional). Tem experiência em Assessoria e Consultoria Técnica na área da Arquitetura e Engenharia; Concepção e desenvolvimento de projetos arquitetônicos e tecnológicos; Preservação e conservação ambiental, com ênfase em assentamentos humanos e energias renováveis; Pesquisa e Ensino Acadêmico nas áreas de: Projeto Arquitetônico; Controle Ambiental nas Edificações e Sustentabilidade Urbana. Ex-bolsista do IFP – International Fellowships Program, Programa Internacional de Bolsas de Pós Graduação da Fundação Ford (2005/2007). Entre as premiações, destacam-se: – Finalista, como estudante, na III Bienal José Miguel Aroztegui (2003) – Concurso Estudantil Latino-Americano de Arquitetura Bioclimática, ANTAC – Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído, Curitiba-PR; – Finalista em 2007 no International Competition on SUSTAINABLE ARCHITECTURE AND DESIGN, GrAT Gruppe Angepasste Technologie – Viena – Austria; – Premio de Primeiro lugar VIII Bienal José Aroztegui, como orientador, na Bienal estudantil Ibero Americana de Arquitetura Bioclimática – Brasilia – 2013, ANTAC – Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído; – Vencedor em 2º lugar, Como Orientador, – categoria estudante – do Concurso de Ideias e Projetos – V edição da Bienal de Sustentabilidade José Lutzenberger, realizado no EUROELECS (primeira conferência Latino-americana e Europeia sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis) – Guimarães, Portugal, de 21 a 23 de Julho de 2015; – Menção Honrosa/Finalista do 26° Concurso Opera Prima – 2015, como Orientador. Participou da 2a edição do PRÊMIO SAINT_GOBAIN DE ARQUITETURA, na Categoria Profissional, Modalidade Institucional, com o projeto-Projeto da sede da Secretaria de Estado da Fazendo do Amapá – SEFAZ/AP.
|
 |
Maria Elisa Baptista
É doutora em Urbanismo pelo PROURB-UFRJ (2011), mestre em Arquitetura e Urbanismo (2000) e graduada em Arquitetura e Urbanismo (1977) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor-adjunto nível IV, coordenadora do Curso e Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura, atuando principalmente nos temas projeto de arquitetura, espaço público, reabilitação urbana e ensino.
|
 |
Andrea Lúcia Vilella Arruda
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo – Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1988) e Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é Conselheira Federal Titular representante das IES do Conselho de Arquitetura e urbanismo do Brasil; coordenadora da Comissão de Ensino e Formação – CEF do CAU/BR e membro do Conselho Diretor. Foi Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (2016-2017) e representante da ABEA nos Colegiados de Entidades – CEAU do CAU/BR e CAU/MG. É do Conselho Diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/MG Núcleo Montes Claros; do Conselho Diretor da Associação Regional Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte de Minas – AREA; sócia cotista da Construtora Vilella Ltda.; Professora e membro do NDE da FACET/FASA – Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura, construção de edifícios, entidades profissionais e ensino. |
Fonte: Assessoria Especial – CAU/AP